FÉLIX CHAVES
TUDO VALE A PENA, SE A ALMA NÃO É PEQUENA
Textos
CARNE DE CRIAÇÃO

ANTONIO NAZARÉ, TINHA UMA CHÁCARA NA ENTRADA DO POVOADO , NO BAIRRO CHAMADO CABELO SECO. CRIAVA ALGUNS ANIMAIS , TAIS COMO PORCOS , GALINHAS, COELHOS E PRINCIPALMENTE BODES.
     ESSES ANIMAIS ELE TRATAVA DIREITINHO , ENGORDAVA OS BICHINHOS E QUANDO ESTAVAM CRESCIDOS , COM UM PESO BOM , ABATIA-OS E VENDIA NA RUA. AQUI CABE UMA EXPLICAÇÃO:            NAQUELA ÉPOCA NÃO EXISTIA A TAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E A COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS ERA FEITO LIVREMENTE DE PORTA EM PORTA.
    ANTONIO NAZARÉ ERA UM DESSES VENDEDORES. ABATIA SEUS ANIMAIS E EM UM CARRINHO DE MÃO SAIA PELAS RUAS , OFERECENDO SEUS PRODUTOS SEMPRE GRITANDO :
____OLHA A CARNE DE CRIAÇÃO. TÔ VENDENDO CARNE DE CRIAÇÃO ABATIDA HOJE, GORDINHA NO PONTO.
    ERA ASSIM QUE ANTONIO NAZARÉ CHAMAVA SEUS ANIMAIS : CRIAÇÃO.
    A CARNE MAIS PROCURADA  ERA  A  DE BODE. PRINCIPALMENTE PELO CABO ANTENOR , CHEFE DA POLÍCIA. VEIO LÁ DO PIAUÍ, MAS NUNCA PERDEU O GOSTO PELA PELAS COMIDAS DA TERRA. GOSTAVA MESMO ERA DE  UM BOM GUIZADO DE BODE. VIROU FREGUEZ COSTUMAZ DE NAZARÉ.
   NAQULE  ANO DE  SESSENTA E SEIS,  A SECA FOI DANADA. AS CRIAÇÕES DE NAZARÉ  FORAM  FICANDO  ESCASSAS, EMAGRECENDO E  SEM DAR CRIA.
    A PREOCUPAÇÃO FOI AUMENTADO POIS ERA DALI  QUE TIRAVA O SUSTENTO DA FAMÍLIA.
    OS BODES NEM SE FALA CADA VEZ MAIS RAROS.
   COMO É QUE ELE  IA  MANTER O CABO ABASTECIDO COM A CARNE DE BODE ?
  UM DIA ANTONIO NAZARÉ VOLTOU A VENDER , SAIU GRITANDO:
___ OLHA A CARNE DE CRIAÇÃO.  CARNE DE BODE NOVINHA E GORDA.
   O CABO,  COM MEDO DE FICAR  DESABASTECIDO  COMPROU LOGO VÁRIOS QUILOS.
     E ASSIM FOI NA SEMANA SEGUINTE.
    ACONTECE QUE , NO POVOADO VIZINHO DE REPENTE  COMEÇA  A SUMIR OS CACHORROS.  A  POPULAÇÃO PREOCUPADA SEM SABER PRA ONDE OS ANIMAIS ESTAVAM INDO. ERA UM MISTÉRIO.
   RESOLVERAM  ENTÃO COMEÇAR INVESTIGAR. FORAM QUE FORAM , DESCOBRIRAM O QUE JÁ SE SUSPEITAVA.
  ANTONIO NAZARÉ ESTAVA MATANDO OS CACHORROS E VENDENDO A CARNE COMO SE FOSSE DE BODE.
   IMEDIATAMENTE LEVARAM O FATO AO CABO ANTENOR , QUE TEVE ÂNSIAS DE VÔMITOS E DISSE : TRAGA O MELIANTE  AQUI.
DEPOIS DE DAR UMA BOA SOVA  EM  ANTÔNIO NAZARÉ BOTOU ELE NA CADEIA.  SÓ FOI SOLTO POR INTERFERÊNCIA DO PADRE BALTHAZAR  DO POVOADO.
Felix Chaves
Enviado por Felix Chaves em 03/08/2017
Alterado em 14/09/2021
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras