FÉLIX CHAVES
TUDO VALE A PENA, SE A ALMA NÃO É PEQUENA
Textos
O PREGUIÇOSO.
   Fui chegando no povoado de Chapada, toda semana me deslocava até lá para fazer atendimento médico daquela comunidade. Vi toda aquela movimentação, perguntei para Januaria:
   ___O que está acontecendo
   ___Dr. Vão sepultar Zé Antonio vivo.
   ___Tão ficando doido; onde já se viu uma coisa dessas.
   Vamos voltar um pouco no tempo: Ze Antonio foi    o   CABRA    mais
  preguiçoso que ja pisou na face da terra. Nunca vi ele levantar de sua rede velha ensebada para fazer alguma coisa. Sem falar que banho ninguem lembra a ultima vez que tomou. Mesmo assin Creusa esposa dedicada aguentava tudo, na esperança que ele um dia mudasse de atitude; mas qual o quê  tava era ficando cada dia pior.
   Agora essa novidade de ser enterrado vivo...
   Vou agora mesmo conversar com dona Creusa.
   ___Dona Creusa que novidade é essa?
   ___Doutor não dou mais conta não. Isso é pedido dele. Vou te contar a história do começo: seu Joaquim da padaria ofereceu um emprego pra ele ficar vigiando os ponteiros do forno das 6 às 9 da manhã. Receberia em troca 30 pães. Levaria 05 pra casa e podia vender o restante. Perguntou a seu Joaquim já vem com manteiga?Claro que não respondeu. Ah  pois então dispenso. Seu Genésio pescador ofereceu um emprego pra ele ficar por três horas segurando a canoa enquanto pescava, que daria 10 por cento da produção.  Perguntou: minha parte já vêm frita com pirão? Claro que não. Então não quero. Seu Pedro do açougue ofereceu 02 kilos de carne pra ele ficar tangendo os cachorros da porta do açougue.  Perguntou: já vem temperada. Claro que não. Então não quero.
   Que CABRA mais preguiçoso mas não e motivo pra ser enterrado vivo.
   Corri lá.
   ____Para tudo. Ze Antonio vou te dar 20 sacas de arroz pra vc comer nesse verão. Dá pra vender um pouco e sobrar um dinheirinho.
   ____Doutor, tá pilado  o arroz?
   ____Nao.
   ____Menino; pode seguir com o enterro. Cada proposta que me aparece.
Felix Chaves
Enviado por Felix Chaves em 19/03/2018
Alterado em 28/05/2020
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras