FÉLIX CHAVES
TUDO VALE A PENA, SE A ALMA NÃO É PEQUENA
Textos
ZEQUINHA E O TURISTA.
   Hoje lembrei-me de um "causo" que ouvi de Zequinha da Bibi.
   Zequinha , morador lá das margens do rio Araguaia, pescador e barqueiro que conhecia como a palma da mão todos os trechos daquele Rio.
   Tinha uma canoa das melhores da região.  No mês de julho, época de praias, o turismo na localidade era bem intenso. Zequinha aproveitava esse período para faturar um dinheirinho a mais levando os "estranjas" como chamava os turista do Sul, para pescar a bordo de sua canoa.
   Certa vez, levou um executivo que estava de férias, um sujeito muito metido a besta. Embarcou na canoa e foi logo dizendo: " escuta caboclo, me leva pra um lugar com bastante peixe" Zequinha falou :" Tem um lugar bom mais é meio arriscado pra turista sem experiência." Me leva que estou pagando, tenho direito de escolher. " ta bom moço " disse ele. E foram.
   No trajeto o turista empossado foi dizendo : "tu sabe ler caboclo" , não senhor disse Zequinha.  Então você perdeu metade da sua vida.
   Depois pra humilhar disse : " tu já viajou de avião?" Não Senhor, " então perdeu metade de sua vida". E deu uma estrondosa risada.
   Mais tarde começou uma ventania, o banzeiro do rio aumentou bastante, a canoa estalou a madeira , começou  a fazer água e afundar. Zequinha aflito gritou para o turista, " moço o Senhor sabe nadar?" E o turista já tremendo mais que caniço na correnteza disse : " NAO!!!" , Zequinha falou pra ele com tristeza: POIS O SENHOR ACABA DE PERDER TODA SUA VIDA.
   Ele jura que o causo foi verdade.
  
  
Felix Chaves
Enviado por Felix Chaves em 21/10/2018
Alterado em 21/10/2018
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras