FÉLIX CHAVES
TUDO VALE A PENA, SE A ALMA NÃO É PEQUENA
Textos
O PADRE E A JARDINEIRA.
   Anos atrás as camionetes que levavam passageiros de uma cidade a outra no interior eram chamadas de jardineiras.
   A cidade de Xambioa, interior de Tocantins, cheia de ladeiras, subidas e descidas. Tinha também uma tradição religiosa muito forte. Todos os anos o padre local fazia a procissão em homenagem a São Miguel. Ia pelas ruas subindo e descendo aquelas ladeiras, os homens e as mulheres com velas acesas cabeça baixa, entoando os belos hinos da igreja : "os anjos todos os anjos..." Iam bem firmes , alguns até de olhos fechados em resignação.  Só o padre na frente, cabeça erguida olhar firme, puxando os hinos.
   De repente padre José,  notou uma jardineira, vindo ladeira a baixo , em velocidade e zigeuezagueando, velocidade aumentando, motorista com a cabeça de fora da cabine gritando: acabou o freio. O padre prevendo a tragédia, gritou bem forte: PESSOAL A JARDINEIRA.
   E todos fiéis entoaram:   O JARDINEIRA POR QUE ESTAS TAO TRISTE...(antiga música de carnaval). Por pouco não aconteceu uma tragédia.
Felix Chaves
Enviado por Felix Chaves em 05/05/2019
Alterado em 05/08/2021
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras