FÉLIX CHAVES
TUDO VALE A PENA, SE A ALMA NÃO É PEQUENA
CapaCapa
Meu DiárioMeu Diário
TextosTextos
ÁudiosÁudios
E-booksE-books
FotosFotos
PerfilPerfil
Livros à VendaLivros à Venda
Livro de VisitasLivro de Visitas
ContatoContato
LinksLinks
Textos

O noivado
   Maria Rosa moça bonita, morena cor de canela, toda faceira. Zé Antonio quando viu se apaixonou logo:Nunca vi beleza igual por essas bandas do sertão. Ela morava no sítio com a vó Benta,um pouco distante do povoado. Todo dia, Zé chegava do trabalho da roça à tarde, se "embonecava" e ia noivar. Não se incomodava com a distância do povoado até o sítio de Rosa. Mas pelas ordens da vó Benta, tinha que dormir em sua casa no povoado, pois moça direita não devia deixar o noivo pousar em sua casa.
   Um dia, Zé esqueceu a hora. Já era tarde, insistiu com vó Benta,  para deixar ele dormir lá.  "Só se for na varanda, o perigo são os morcegos que aparecem a noite". Arranjaram uma rede, só que era pequena, o calor insuportável, Zé tirou a roupa pra não amassar. E nao achava lugar na rede. Mexe pra la, mexe pra cá,  a rede descusturou o fundo. Conseguiu dormir, mas seus " documentos " sairam por fora pelo buraco da rede. Tarde da noite, vó Benta levantou para  beber água,  resolveu dar uma olhada na varanda.
   De longe avistou : vixe meu Deus os morcegos estão atacando o Zé por baixo da rede. Pegou um facão foi bem devagar para não acordar o noivo da neta. Mirou bem e desceu o terçado no "morcego".   Zé deu um berro tão grande, desceu ladeira abaixo numa carreira  rumo ao posto de saude do povoado.
   Vó Benta sem entender nada explicava à neta aflita, que tinha matado o morcego e o noivo se assustou e saiu correndo, o único que estava tranquilo era o cachorro ventania, que teve um jantar inesperado de duas bolas de carne e um pedaço de linguiça.  
Felix Chaves
Enviado por Felix Chaves em 22/05/2019
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras